Real de Cima

Matosinhos, Portugal #
2015 #

Criar envolvência urbana através da luz #

Na construção do Conjunto Habitacional Real de Cima, a Câmara de Matosinhos procurou implementar um conceito diferente que fosse de encontro às necessidades das populações com pequenos núcleos habitacionais e espaços agradáveis, de modo a requalificar a malha urbana.

Para a iluminação deste espaço urbano, da autoria do gabinete de engenharia da C.M. de Matosinhos, e por se tratar de zonas de circulação comuns, a Aura Light definiu uma solução com uma iluminação a baixa altura (4m) que garantisse o conforto visual e a segurança de habitantes e condutores, tendo sido a instalação feita pela Flosel. O surpreendente desempenho, o baixo consumo e o design elegante e moderno da Cree THE EDGE Street fizeram com que esta fosse a escolha natural para este projeto, tendo sido esta luminária especialmente desenhada para iluminação viária e decorativa urbana.

De noite, os percursos são iluminados com uma excelente uniformidade, num convidativo e agradável ambiente em que os habitantes e veículos podem circular com segurança e conforto visual graças à tecnologia patenteada NanoOptic® da CREE, presente nas óticas PR utilizadas nesta solução. Esta tecnologia garante um desempenho superior ao das fontes de luz tradicionais, uma vez que permite um fluxo luminoso superior, o controlo da luz preciso na área desejada e uma elevada uniformidade. Os refratores NanoOptic® têm ainda a vantagem de não sofrerem de deformação ou amarelecimento das lentes, o que acontece muitas vezes em luminárias tradicionais e é motivo de perda de eficácia luminosa. Nesta luminária eficiente, com um consumo total de 48W, os 20 LEDs utilizados têm uma temperatura de cor Branco Neutro e uma reprodução cromática de grande qualidade, um fator muito importante para zonas de circulação uma vez que influencia a perceção de obstáculos e peões.

“[… ]os 20 LEDs utilizados têm uma temperatura de cor Branco Neutro e uma reprodução cromática de grande qualidade, um fator muito importante para zonas de circulação uma vez que influencia a perceção de obstáculos e peões.”

Para complementar o cariz de decoração urbana deste projeto, foi também utilizado o projetor de encastrar no solo Aura Tuber, com lâmpada fluorescente de 26W e 4000K, para apontamento decorativo das árvores. Este uplight versátil, perfeitamente rasante e com elevado índice de proteção, próprio para aplicações exteriores, tem um rendimento duradouro graças às suas alhetas de refrigeração e dissipador integrado, e é ideal para iluminação de acentuação tanto em fachadas como em elementos paisagísticos, como foi o caso deste projeto.

“Eficiência energética vai muito além da poupança. Existem várias exigências a ter em conta como conforto, segurança, qualidade da luz e a solução escolhida cumpre todas.”
Pedro Sanches
engenheiro da C.M. Matosinhos.

Partilha nas redes