Uma abordagem inovadora e vanguardista a um espaço convencional #
A inauguração dos dois postos de combustível da marca no Barracão, Leiria, foi presidida por Pedro Oliveira, presidente da BP Portugal e Espanha, numa cerimónia onde marcaram presença também representantes da autarquia. Este projecto que teve um investimento privado da Hugsan, Comércio de Combustíveis, Lda, de 1,4 milhões de euros representa uma mudança no paradigma dos convencionais postos de abastecimento e suas lojas de conveniência, sendo o projecto de arquitectura da autoria da arquitecta Joana Marcelino.
O DESAFIO #
“Numa fase em que a BP tem a imagem bastante associada à ecologia, e com a velocidade do dia-a-dia das pessoas, a oportunidade de trabalhar num projecto destes foi bastante desafiante. Todos nós usamos quase diariamente postos de abastecimento de combustível, daí a ideia de criar um espaço onde se possa tomar uma refeição, comprar uma revista, com uma imagem adequada aos dias de hoje”.
O hotel sofreu recentemente uma renovação, passando a ter disponíveis e melhorados novos espaços e sendo um dos objetivos desta requalificação manter a traça e conceito decorativo original, devendo a iluminação reflectir isso mesmo.
BENEFÍCIOS #
O resultado foi um ambiente multissensorial, com jogos de linhas e luz, altamente apelativo e que permite a fácil identificação das diferentes zonas, enquanto convida à permanência do cliente em contraste com a natureza temporária deste tipo de espaço. Esta solução foi também desenhada de forma a potenciar a apresentação do produto, aumentando a sua atratividade e visibilidade enquanto o cliente permanece na loja. Além disso, o irrepreensível IRC >90 das luminárias usadas melhora a sensação de segurança, especialmente à noite, e a excelente qualidade de luz minimiza a fadiga ocular dos funcionários.