Soluções Aura Eco Long Life #
A Hovione, empresa portuguesa especializada na área da ciência da saúde, celebrou em 2009 os seus 50 anos de existência, ao serviço da ciência da saúde mundial, e celebra este ano a criação de uma nova unidade em Portugal.Este espaço com uma linguagem arquitetónica contemporânea, que utiliza materiais nobres e inovadores como a cortiça, foi iluminado pela Aura Light.
A Hovione, empresa portuguesa especializada na área da ciência da saúde, celebrou em 2009 os seus 50 anos de existência, ao serviço da ciência da saúde mundial, e celebra este ano a criação de uma nova unidade em Portugal. Para dar continuidade às suas actividades de investigação, desenvolvimento e produção de Substâncias Activas Farmacêuticas (APIs), bem como desenvolvimento de formulações, a Hovione inaugurou as suas novas instalações no campus tecnológico do Lumiar.
Este novo centro de investigação conta com uma área de 5400m2 distribuídos por três pisos. O espaço está dividido entre salas de reuniões, vários gabinetes e escritórios, espaços open-space, laboratórios, sala de conferências, copa e cantina. Um espaço com uma linguagem arquitetónica contemporânea, que utiliza materiais nobres e inovadores como a cortiça, foi iluminado pela Aura Light.
A iluminação destas instalações foi pensada tendo em conta a arquitectura do espaço, as necessidades técnicas dos colaboradores da empresa, e também a sustentabilidade do espaço. Assim, toda a iluminação do lobby é controlada por um multi-sensor 3 em 1 da Modelighting, consoante os níveis de luz exterior no edifício projectado com umas entradas de luz amplas, com grande e benéfica influência na qualidade de trabalho e rotinas do organismo (ciclo circadiano) das pessoas aqui presentes. Este sensor desempenha três funções: é um sensor de infravermelho passivo (PIR) detector de movimento e de ausência com sensibilidade ajustável; permite também economia de energia graças ao sensor de luz natural; e funciona ainda como infravermelho.
Nas salas de reuniões optou-se pela instalação das luminárias IBERIS, pelo seu difusor micro-prismático e luz indireta o que possibilita um grande conforto visual e optimiza a projeção de imagens e video-conferências.
A iluminação geral ficou a cargo das câmpanulas LIMUS da Moltoluce. Com um design moderno, estas luminárias criam um ambiente agradável enquadrando-se de forma muito harmoniosa no conceito arquitetónico deste edifício, num jogo de luz natural e artificial. Os open-space, tal como os escritórios, têm requisitos bastante específicos como o conforto visual e um excelente fluxo luminoso sem encandeamento dos utilizadores do espaço.