Hovione

Lisboa, Portugal #
2014 #

Soluções Aura Eco Long Life #

A Hovione, empresa portuguesa especializada na área da ciência da saúde, celebrou em 2009 os seus 50 anos de existência, ao serviço da ciência da saúde mundial, e celebra este ano a criação de uma nova unidade em Portugal.Este espaço com uma linguagem arquitetónica contemporânea, que utiliza materiais nobres e inovadores como a cortiça, foi iluminado pela Aura Light.

A Hovione, empresa portuguesa especializada na área da ciência da saúde, celebrou em 2009 os seus 50 anos de existência, ao serviço da ciência da saúde mundial, e celebra este ano a criação de uma nova unidade em Portugal. Para dar continuidade às suas actividades de investigação, desenvolvimento e produção de Substâncias Activas Farmacêuticas (APIs), bem como desenvolvimento de formulações, a Hovione inaugurou as suas novas instalações no campus tecnológico do Lumiar.

Este novo centro de investigação conta com uma área de 5400m2 distribuídos por três pisos. O espaço está dividido entre salas de reuniões, vários gabinetes e escritórios, espaços open-space, laboratórios, sala de conferências, copa e cantina. Um espaço com uma linguagem arquitetónica contemporânea, que utiliza materiais nobres e inovadores como a cortiça, foi iluminado pela Aura Light.

A iluminação destas instalações foi pensada tendo em conta a arquitectura do espaço, as necessidades técnicas dos colaboradores da empresa, e também a sustentabilidade do espaço. Assim, toda a iluminação do lobby é controlada por um multi-sensor 3 em 1 da Modelighting, consoante os níveis de luz exterior no edifício projectado com umas entradas de luz amplas, com grande e benéfica influência na qualidade de trabalho e rotinas do organismo (ciclo circadiano) das pessoas aqui presentes. Este sensor desempenha três funções: é um sensor de infravermelho passivo (PIR) detector de movimento e de ausência com sensibilidade ajustável; permite também economia de energia graças ao sensor de luz natural; e funciona ainda como infravermelho.

De maneira a tornar a circulação confortável e sem transições de luminosidade entre espaços que pudessem interferir com o bem-estar dos colaboradores, o versátil downlight ASTER foi o escolhido para as zonas de circulação e copa, complementado por uma sanca com régua fluorescente.

Nas salas de reuniões optou-se pela instalação das luminárias IBERIS, pelo seu difusor micro-prismático e luz indireta o que possibilita um grande conforto visual e optimiza a projeção de imagens e video-conferências.

A iluminação geral ficou a cargo das câmpanulas LIMUS da Moltoluce. Com um design moderno, estas luminárias criam um ambiente agradável enquadrando-se de forma muito harmoniosa no conceito arquitetónico deste edifício, num jogo de luz natural e artificial. Os open-space, tal como os escritórios, têm requisitos bastante específicos como o conforto visual e um excelente fluxo luminoso sem encandeamento dos utilizadores do espaço.

Assim, optou-se pela OXALIS de montagem encastrada, luminária com um excelente rendimento graças ao seu refletor, equipada com balastro regulável e com um sensor de luz integrado e de montagem encastrada. Estas luminárias quando equipadas com o kit ECO AURA, com lâmpadas Aura Long Life Eco Saver, permitem uma poupança energética ainda maior. De salientar ainda as réguas fluorescentes em sanca, que tornam estes espaços abertos mais acolhedores.

Partilha nas redes