Câmara Municipal de Mafra

Mafra, Portugal #
2021 #

O DESAFIO #

A Câmara Municipal de Mafra avançou com um novo projeto para reforço da segurança dos peões nas passadeiras no centro da Vila.

O município tem presente o flagelo que representa os atropelamentos, em todo o país, nas passadeiras. Deteta-se que estes acontecem em parte por desrespeito de alguns automobilistas, mas também pelo baixo contraste criado pela iluminação pública nestas zonas de travessia de peões.

A solução #

Decidiu-se assim reforçar as passadeiras (com maior circulação de peões) com uma solução inovadora de iluminação especialmente concebida para estes espaços.

A primeira instalação pode ser encontrada na passadeira da Av. Cidade de Leimem junto à escola secundária José Saramago. Neste local encontram-se duas colunas instaladas junto da passadeira, uma em cada um dos lados, com listas amarelas, simbologia de aviso de passadeira.

Nas passadeiras com maior circulação de peões, a C.M. de Mafra instalou luminárias especialmente concebidas, com pontos de luz, cor cinzenta e listas amarelas fluorescentes para realçar as faixas que contribuirão também para avisar condutores e peões, da presença da passadeira não só durante a noite mas também durante o dia.

DESLIGADO

LIGADO

Principais características destes equipamentos #

Sensor de presença #

As luminárias estão programadas para detetarem apenas os peões (e não os carros) e são acionadas quando estes se encontram na entrada da área das passadeiras e enquanto estes atravessam a faixa. O período de iluminação varia consoante a largura da via.

Luminárias com lente de emissão de luz assimétrica #

São a iluminação perfeita para as passadeiras, pois os seus LEDS brancos frios que se projetam para o chão aumentam a iluminância vertical, criando uma cortina de luz que ilumina o peão na direção de marcha do condutor nos dois sentidos.

Elevado contraste de luminosidade #

Luminárias de nova geração LED, com uma tonalidade de cor mais branca fria para contrastar com a iluminação pública normal. Esta maior luminosidade alerta os condutores que conseguem ver à distância o peão e, assim, adotar uma condução defensiva.

Energeticamente eficientes #

As passadeiras ficam iluminadas apenas até os peões atravessarem a faixa, desligando-se quando não estão a ser utilizadas evitando consumos energéticos desnecessários. Introduzem assim novos princípios de sustentabilidade.

Iluminação uniforme #

As luminárias encontram-se interligadas via wireless para garantir o funcionamento permanente do sistema e uma iluminação uniforme em toda a passadeira. Têm a particularidade de funcionar tanto de dia como de noite.

Com a implementação desta solução e como resultado consegue-se que um condutor possa ver à distância um peão na passadeira permitindo que o mesmo garanta antecipadamente uma condução defensiva, assegurando o atravessamento do peão com segurança.
Decorrido o tempo de atravessamento antecipadamente programado o sistema de luz das passadeiras desliga-se de forma automática.

Com este sistema a Câmara Municipal de Mafra espera reduzir e tendencialmente acabar com os atropelamentos em passadeiras e contribuir pedagogicamente para que tanto peões como condutores respeitem estas zonas de interação.

Assumimos que qualquer atropelamento de um peão é trágico e numa passadeira assume-se como uma situação intolerável e hoje já evitável.

Partilha nas redes