Projecto Auraicity de Requalificação da Iluminação de Segurança do Teatro Pax-Julia em Beja
A Câmara Municipal de Beja confiou à Auraicity a execução do importante projeto de requalificação da iluminação de segurança do histórico Teatro Municipal Pax-Julia, um dos ex-libris da cidade. Este projeto visa modernizar e garantir a segurança do espaço, assegurando que as luminárias de sinalização, essenciais para a evacuação segura do público, estejam à altura das exigências atuais.
Esta requalificação foi implementada com luminárias da marca Daisalux, representada pela nossa empresa.
No auditório (sempre o local mais sensível para este tipo de iluminação de segurança), foi utilizado um modelo especial, o Galia LD P3 E383, projetado à medida do espaço, permitindo que as luminárias que estão ligadas de forma permanente pudessem ter um fluxo mais reduzido.
Assim sendo, as luminárias detêm um fluxo reduzido quando a sala de espetáculos está em funcionamento, mas em caso de falha / corte de energia, permite que as mesmas possam alcançar os 100% de fluxo, garantindo visibilidade plena durante o encaminhamento, em segurança, das pessoas para os caminhos de evacuação e consequentemente para as respetivas saídas do espaço.
Em todas as restantes áreas, nomeadamente corredores, instalações sanitárias, áreas técnicas e outros espaços, foi utilizado o modelo normal da Galia, o LD P3.
Nos locais de pé direito mais elevado, de forma a conseguir os níveis necessários para a iluminação de ambiente foi utilizado o projetor Atria N22 A. Este projetor pode ser utilizado em áreas até 20m de altura e ao mesmo tempo tem umas linhas bastante discretas.
Para a balizagem das escadas no auditório, foi utilizado um balizador de dimensões bastante reduzidas, o balizador Clavo. A execução da obra coube à empresa local Electro Planície, assegurando que a intervenção respeitasse o valor histórico e arquitetónico do edifício, enquanto se promove a segurança e o conforto dos seus utilizadores.
Inaugurado em dezembro de 1928, o Cine-Teatro Pax-Julia é a sala de espetáculos com maior capacidade do Alentejo e encontra-se na zona especial de proteção do Convento de Nossa Senhora da Conceição, classificado como Monumento Nacional em 1922. Desde essa altura sofreu profundas obras de remodelação e de valorização por duas vezes, a primeira na década de 50 e a segunda, já neste século.