Iluminação subaquática: A complexidade transformada em Arte

Porque nos orgulhamos das nossas obras, aqui mostramos o resultado do projeto de iluminação subaquática da Lagoa do Jardim Municipal, no Funchal, realizado pela Auraicity, com o nosso parceiro na Madeira, a empresa Fluxo de Luz.

Na escuridão há muitos anos, a Lagoa ganhou vida com uma iluminação cénica, concretizada através de um complexo jogo de projetores subaquáticos, resistentes à corrosão, de baixa tensão(<50V) e de elevada estanquicidade.

Para levar a cabo este desafiante projeto, tendo em conta que se trata de uma iluminação na água, foi utilizado o Auraicolor, um sistema inteligente, criado pela nossa empresa, que oferece uma iluminação dinâmica e personalizável, devido à flexibilidade de regulação da intensidade e alteração da cor, de acordo com as necessidades e preferências do utilizador.

Segundo o projetista da Auraicity, João Moreira que idealizou este projeto, “para a concretização da obra, foram importantes vários fatores como a noção de escala da luz, a escolha criteriosa e a precisão de óticas.”

Tendo a conta a importância de associar a cor da luz, a dias alusivos da agenda municipal, foram instalados nos repuxos de água, projetores subaquáticos de elevada estanquicidade RGB (Red, Green & Blue), e na estátua em mármore ‘’Meninos’’, da autoria de António Maria Ribeiro, a opção foi utilizar uma temperatura de cor de 3000K”, refere João Moreira.

“Ver uma obra desta complexidade concluída depois de superados todos os desafios, é muito gratificante.  É o momento em que as ideias e conceções que existiam apenas no papel se tornam tangíveis e palpáveis salienta João Moreira, acrescentando que “o trabalho realizado não se resume apenas a uma pessoa, mas sim, a uma equipa, a equipa AURAICITY! Uma equipa multidisciplinar onde as colaborações dos diferentes departamentos resultaram numa obra bem-sucedida”.

O Jardim Municipal – outrora Jardim Dona Amélia, cuja construção data de 1880 – possui uma área superior a 8000 m2 e apresenta uma variada biodiversidade, com plantas oriundas de diversos continentes.

Partilha nas redes