Quem é a Aura Light? Qual o seu posicionamento atual face à evolução tecnológica e qual será o seu posicionamento futuro?

Num ano em que completamos 10 anos de existência, partilhamos estas e outras respostas do CEO da Aura Light, Alberto Van Zeller. 

Veja a entrevista a baixo.

A Aura Light fez 10 anos de existência. O que nos pode dizer sobre a empresa, a sua visão e a sua evolução ao fim destes 10 anos?

A Aura Light desde a sua abertura em Portugal em 2012, foca-se em soluções sustentáveis assentes em recursos humanos altamente especializados nos mercados em que trabalha. Foi sempre um filho inovador dentro da casa mãe sueca que a considerava um exemplo a seguir a nível mundial. Por essa razão, eram os técnicos de Portugal que acompanhavam as visitas oficiais do governo sueco quando a Aura Suécia era convidada a integrar essas comitivas.

Para garantir soluções eficientes e sustentáveis, num mercado que evolui exponencialmente, a Aura Light investe todos os anos fortemente na formação e na investigação de novas soluções tecnológicas.

Foi essa busca constante pela atualização de conhecimento e estudo de novas tecnologias que resultem em soluções mais sustentáveis que decidimos, em 2018, separar-nos da casa mãe sueca para podermos conseguir acompanhar este ritmo disruptivo da evolução tecnológica. Mantemos, no entanto, o nosso vínculo com a Aura Suécia, como parceiros estratégicos e exclusivos para Portugal.

Hoje a Aura Light é uma empresa consolidada financeiramente e com um crescimento sustentável de dois dígitos/ano e com uma imagem de mercado de grande credibilidade técnica. 

Face esta evolução exponencial da tecnologia como vê o mercado de iluminação atualmente?

A tecnologia LED veio alterar drasticamente o mercado nas suas componentes, fabrico, novos importantes e grandes players, novos modelos de comercialização, novas métricas, conectividade, etc., mas trouxe também muitas oportunidades.

O ritmo da evolução é tão elevado que o risco de obsoletismo é uma realidade que ainda não aprendemos bem a lidar, pelo menos os que sobreviveram à migração. Quem parar de correr desaparece. Temos assistido ao desaparecimento de grandes marcas e muitas outras que lutam com enormes dificuldades de sobrevivência.

Se antes o desenvolvimento de uma luminária com duas ou três óticas levava aproximadamente dois anos e durante dezenas de anos o produto ainda se mantinha atual, hoje leva-se um a dois meses a desenvolver um produto, de múltiplas óticas e variáveis (temperatura de cor, etc.) e nem ao fim de um ano já temos de apresentar uma nova geração, com tudo o que isso implica para o projeto e logística dos fabricantes. A gestão de stocks é um autêntico pesadelo. 

Por outro lado, o hardware transformou-se numa commodity com pouco valor acrescentado pois todos oferecem o mesmo com ligeiras diferenças. A performance está muito nivelada e é no software/solução que está o valor e a diferença.

A curto prazo poderemos comparar a luminária a um smartphone, ambos fabricados com um objetivo, iluminar ou comunicar, mas no fundo pouco mais de 5 % serão para iluminar ou telefonar e o restante serão ou são serviços associados. Esta é a nova realidade do mercado de iluminação.

Resumindo, já não se trata apenas de luz visível.

Pelo que nos transmite como se posiciona a Aura Light face a esta realidade?

Empresas da dimensão da Aura Light dificilmente sobrevirão sozinhas a este enorme desafio que a evolução do mercado levanta em todas as suas vertentes. 

Estou ligado a este mercado há mais de 35 anos, e a algumas organizações de iluminação internacionais. A presença assídua em conferências internacionais, algumas como conferencista, bem como em muitos outros congressos e especializações na área de iluminação permitiram-me uma forte integração na comunidade internacional luminotécnica e um conhecimento prévio para onde se movia o mercado.

Conscientes do tsunami que se aproximava, foi possível delinear uma política de parcerias estratégicas, onde cada uma acrescenta valor para uma solução global.

Depois de adquirimos a área de negócio em Portugal à Aura Suécia, começamos de imediato a investir na iluminação inteligente e na plataforma de Smart Cities.

Investimos em recursos humanos ligados à eletrónica e informática, estabelecemos uma parceria com a quarta maior empresa mundial de Smart Cities – Rongwen  Technology Group – em que coube à Aura Light o desenvolvimento de algoritmos como a iluminação pública, armários inteligentes, iluminação desportiva, tuneis, etc.

Na área de iluminação exterior/Smartcities apostamos no protocolo de comunicação LoraWan, que na altura até os nossos parceiros se mostravam muito céticos. Hoje podemos dizer que temos uma das maiores redes LoraWan em Portugal. 

Se tal como diz já não é só trabalhar luz visível qual o posicionamento atual e futuro da Aura Light?

Somos e seremos sempre uma empresa ligada à luz, mas atualmente a luz em todas as suas vertentes eletromagnéticas e não apenas uma pequena parte do espectro, o da luz visível.

Não nos esqueçamos que a iluminação interior ou exterior é ubíqua, logo, uma infraestrutura de excelência para redes inteligentes. É este o nosso caminho.

Face a esta nova realidade pensamos a curto prazo alterar o nosso logo e marca torná-la mais abrangente a este posicionamento.

Estamos em negociações avançadas com uma empresa nacional para o desenvolvimento conjunto de mais verticais tornando a nossa plataforma ConnectCity mais horizontal.

Pensamos abrir em Espanha até ao final do ano e neste momento já temos projetos de Smart Cities em andamento neste país.

Fomos uma das três empresas expostas na World Smartcities Barcelona. Este ano estaremos em outubro expostos pela primeira vez na Lighting&Building, Frankfurt e voltaremos em novembro a estar expostos na World Smartcities, Barcelona.

Estamos também a desenvolver soluções na área do LIFI.

Iremos montar no próximo mês de agosto e setembro mais de uma dezena de postes inteligentes no Brasil, para o nosso parceiro Santaya.

Portanto enfrentamos com coragem e determinação este longo, imprevisível e difícil caminho e para isso contamos com uma equipa competente, os nossos parceiros estratégicos e acima de tudo os atuais e futuros clientes, a nossa maior motivação.

Partilha nas redes