Santa Cruz premiada como Município do Ano na categoria Regional

Na sequência da nomeação para a categoria regional dos Prémios Municipais do ano de 2021, felicitamos o município de Santa Cruz pela sua conquista.

Para este reconhecimento contribuiu a requalificação da iluminação pública que passou pela criação de um Plano Diretor de Iluminação do Concelho, a transição do parque de luminárias com lâmpadas de vapor de sódio alta pressão para luminárias com tecnologia LED, e a instalação de uma rede de comunicações Lorawan, que permite a gestão remota de forma inteligente.

O objetivo traduziu-se na implementação de um sistema sustentável, eficiente, capaz de reduzir o consumo em mais de 80%, melhorar a qualidade de vida dos munícipes e uma redução drástica da poluição luminosa de modo a limitar os impactos na biodiversidade local, com especial enfoque nas colónias de aves marinhas, levando a Macaronésia a considerar este projeto como um exemplo.

No futuro, este projeto pretende alargar a sensorização do município a outros serviços de modo a dar continuidade ao sucesso já alcançado.

O concurso Municípios do Ano Portugal 2021 foi coordenado pela Universidade do Minho tendo por missão o reconhecimento das boas práticas implementadas pelas cidades portuguesas.

Partilha nas redes