O projeto de eficiência energética da Câmara Municipal de Santa Cruz é um dos principais destaques do stand da Aura Light Portugal da Smart City Expo World Congress que está a decorrer em Barcelona.

Para Alberto Van Zeller, diretor geral da Aura Light Portugal, este projeto é pioneiro e inovador e destaca-se de outros municípios portugueses: “Pela primeira vez encontrámos uma Câmara que fez as coisas como sempre defendemos, que é planear e executar de acordo com as suas capacidades”, refere.

O sucesso e a sustentabilidade de negócio deste projeto, segundo Alberto Van Zeller, está no planeamento: “Primeiro fez um levantamento sobre o que tinha, o que estava mal e depois decidiu usar para conseguir um projeto mais eficiente. Mas sempre na perspetiva da melhoria da qualidade da iluminação, da melhoria da eficiência energética e, no final, o resultado foram poupanças muito para além do que estávamos à espera. Foram poupanças na ordem dos 80%”, referiu.

Élia Ascensão, Vereadora da Câmara Municipal de Santa Cruz, que esteve presente em Barcelona explicou todo este processo: “O primeiro passo foi a criação de um plano diretor de iluminação. Numa segunda fase iniciou-se a transição do parque de luminárias, substituindo as lâmpadas de vapor de sócio de alta pressão para luminárias com tecnologia LED.”

Recentemente, e a par deste projeto, o Município de Santa Cruz na Madeira, tem vindo a complementar no seu plano de ações um sistema de monitorização de árvores que mede em tempo real a inclinação de árvores de grande porte e que é que é o ponto de partida para uma gestão do Município com mais eficiência, menos custos e mais qualidade de serviço:

“Quando se fala de árvores que caem e que têm graves consequência, Santa Cruz já está a monitorizar algumas árvores, com um sistema que permite a geração de alertas sempre que uma dessas árvores atinge uma inclinação que representa perigo de queda”, salientou.

Santa Cruz é um exemplo de cidade moderna, conectada e eficiente, com boas práticas de sustentabilidade e de inteligência de cidades.

Partilha nas redes