Plano de eficiência energética consegue que Santa Cruz seja nomeada como município do ano

Damos os parabéns ao município de Santa Cruz pela sua nomeação para as categorias regionais dos Prémios Municipais do ano de 2021.

Esta nomeação encontra-se associada ao Plano de Eficiência Energética que surge na sequência do Plano Diretor de Iluminação Municipal desenvolvido em 2018 pela Câmara Municipal de Santa Cruz.

O plano desenvolvido considera a sensorização e gestão remota de forma inteligente de um conjunto de serviços, alguns já implementados como a iluminação pública, o controlo remoto da estabilidade de árvores de grande porte, a instalação do primeiro poste inteligente com sensor de ruído, estação ambiental, estação meteorológica, vídeo analítico, carregador de veículos elétricos e que pretende alargar futuramente a sensorização do município a outros serviços de modo a melhorar a qualidade de serviço e qualidade de vida aos seus munícipes.

Na iluminação pública foram instaladas luminárias LED controladas, monitorizadas e geridas remotamente que garantem uma melhoria muito significativa da qualidade da luz, conseguindo ainda poupanças muito significativas no consumo de energia, indo assim ao encontro dos melhores princípios de sustentabilidade ambiental.

O concurso Municípios do Ano Portugal 2021 é coordenado pela Universidade do Minho tendo por missão o reconhecimento das boas práticas implementadas pelas cidades portuguesas.

Na sequência da nomeação desejamos que o resultado seja o mais positivo para Santa Cruz premiando assim a ambição do projeto que suporta a sua eleição como finalista.

Partilha nas redes